Vivência em Constelação Familiar
A Constelação é uma terapia breve. Sua aplicação não prevê acompanhamento, como outros tipos de ferramentas terapêuticas, contudo, o Espaço Integrar oferece aos constelados uma sessão pós-constelação para compreensão das percepções que surgem durante a vivência.
O que é Constelação Familiar? Como surgiu?
Nossa ancestralidade é muito mais complexa do que
se imagina e pode influenciar, inclusive, alguns fatos e
padrões de comportamento na vida de uma pessoa
O filósofo, teólogo e psicólogo alemão Bert Hellinger foi um estudioso desse tema. Após conviver por 16 anos com a tribo dos Zulus, na África do Sul, e estudar profundamente diferentes correntes dentro da psicologia, ele chegou à conclusão que os seres humanos estão energeticamente conectados aos seus antepassados por meio de um campo morfogenético, algo como uma energia coletiva.
Essa conexão faz com que os familiares carreguem consigo informações vividas por outros parentes, mesmo que esses parentes já tenham morrido. Isso significa que a vivência dos nossos antepassados, bem como suas crenças, valores morais, traumas, doenças e segredos formaram uma espécie de memória que pode ser passada geneticamente para seus filhos, netos e bisnetos, influenciando a vida dos descendentes. Por esse motivo, é possível que alguns obstáculos recorrentes, como problemas afetivos, endividamento e até mesmo uma doença sejam, na verdade, consequências de alguma situação vivida. No entanto, existe um método capaz de alcançar esse entendimento e esclarecer esses emaranhamentos herdados dos ancestrais: a Constelação Familiar.
Bert percebeu que nosso sistema reage a 3 leis, que ele chama de leis da vida: Ordem, Pertencimento e Equilíbrio.
Como é a vivência?
Em grupo. A constelação familiar parte de um sentimento ou estado atual do cliente para trazer à tona o cerne da questão que está operando em sua vida, a qual somente ele e o terapeuta terão acesso.
Durante a abordagem, o cliente observa e percebe todo seu sistema, o que traz uma forte carga vivencial, através de sua própria experiência. As emoções surgem à tona, ajudando a compreender melhor algo que age em nós sem sabermos bem o porquê, e num segundo momento, os nós vão sendo desatados, abrindo caminho para o livre fluxo através do amor, permitindo trazer luz ao caminho para uma mudança mais firme e direcionada.
É importante ressaltar que essa técnica não está associada a nenhum tipo de religião, e inclusive vem sendo utilizada no âmbito jurídico.
Em que a constelação familiar pode me ajudar?
Caso esteja passando por dificuldades na vida, sem saber o porquê;
-
Tem um problema que sempre se repete, seja no trabalho, nos relacionamentos, na vida financeira;
-
Percebe que há certas situações que se repetem na sua família;
-
Permite olhar para sua vida de forma integral;
-
Deseje olhar para um conflito que tem se mostrado difícil de resolver;
-
Gostaria de olhar para sua história familiar de forma respeitosa e amorosa.
-
Na compreensão dos laços familiares e seus desequilíbrios, trazendo de volta o fluxo do amor.